Uma análise bíblica e científica sobre o assunto.
“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes
dos pais”. – (Coelho Neto). A princípio
nota-se a complexidade existente em abordar qualquer assunto que esteja
vinculado ao âmbito familiar. Entretanto o objetivo principal é por meio deste singelo
relato apontar a bíblia, mediante aos estudos teológicos, e a ciência, através da
Psico-pedagogia, uma visão panorâmica sobre o tema.
Do ponto de vista científico, a área que
melhor explica o desenvolvimento infantil bem como a decisiva participação dos
pais é chamada de Psico-pedagogia. O termo acima citado se constrói a partir de
dois saberes, observe: ‘Psico’ – Psicologia, “é a ciência que estuda a alma, o
comportamento e os processos mentais”; num segundo momento nota-se a
‘Pedagogia’, esta por sua vez é a junção de duas palavras de origem grega: paidós (criança), agogé (condução), ambas significam portanto, “aquele que ajuda a
conduzir o ensino, com especificidade à área infantil. Dessa forma,
Psico-pedagogia é a ciência que estuda o comportamento e desenvolvimento da
criança.
Dr. Jean
Piaget, suíço, graduado em Biologia, Psicologia e Educação, considerado um dos
maiores pensadores do século XX, fora responsável pela criação da chamada
“Teoria dos Estágios”, nesta o mesmo propõe a existência de quatro períodos de
desenvolvimento no ser humano. Veja: 1- Sensório motor – Estágio que dura do
nascimento ao segundo ano de vida, fase onde o bebê adquiri o conhecimento por
meio de suas próprias ações, como por exemplo, sentar, andar, etc. 2- Pré-operacional
– Este estágio varia entre dois à sete anos, e suas principais características
são: Egocentrismo, ou seja, são altamente incapazes de compreender as coisas de
outro ponto de vista que não seja o seu; confundem a aparência com a realidade;
controlam a conduta alheia (dos outros), isto é pede, pergunta, dá ordens,
enfim é a famosa fase dos por quês. 3- Operatório concreto – Este, gira em
torno dos sete aos onze anos de idade, e é justamente aqui que a criança
desperta a capacidade de fazer análises (A é maior que B, B é maior que C, logo A é maior que C); ela passa a levar
em conta outros pontos de vista e, sobretudo apresentam responsabilidade e
respeito. 4- Operatório formal – desenvolvido a partir dos doze anos, período
onde o adolescente possui um raciocínio lógico, isto é, não precisa
necessariamente de um objeto concreto, visível, apalpável mas, consegui pensar
através de algo abstrato, invisível. A grosso modo, as bases do pensamento
aparecem nessa etapa do desenvolvimento.
Em
contrapartida, na ótica bíblica utiliza-se os métodos teológicos para uma
melhor interpretação sobre o assunto. A expressão Teologia é uma ligação de
duas pronúncias gregas, ‘Téos’ –
Deus; ‘Lógos’ – palavra, estudo;
Logo, o termo em destaque significa “Estudo intensivo sobre Deus”. Embora a
bíblia sagrada seja extremamente rica em diversos assuntos, há inúmeras
passagens que refutam e destacam o ambiente familiar, em especial o papel à ser
exercido pelos pais. Se não, veja: Provérbios 22;6 diz: “Instrui a criança no
caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.
Importante
salientar que, a instrução quanto ao caminho não é destinada ao adulto, haja
vista que o mesmo já passara por todos os estágios de desenvolvimento conforme
citado nos parágrafos anteriores, mas sim a infância, pois este período
encontra-se apto para absorver todo tipo de ensinamento. Desse modo, os pais
(inclusive eu, em primeiro lugar), devem obter a sensibilidade para dois fins:
1- Entender num primeiro momento o estágio a qual seu filho está sendo
submetido, e; 2- Aplicar de acordo com o período o ensinamento adequado. Por
exemplo: É impossível exigir de um bebê de 0 à 2 anos o pleno aprendizado, bem
como inibir os questionamentos de uma criança de 2 à 6 anos, contudo o melhor
método para um ensino-aprendizagem eficaz é chamado de Escola Bíblica
Dominical, onde a criança independente de sua fase vivenciará experiências
marcantes de modo a serem decisivas ante a vida adulta.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS – Agradeço em primeiro lugar ao meu Deus pela oportunidade concedida, a
minha família Patrícia e Ana Laura marca fundamental em meu ministério, a minha
denominação I.E.A.D bem como Pr. Edvanir Cruz e, em especial ao departamento
infantil por esta bela iniciativa. Que as palavras ditas sejam sobretudo, por
mim vivenciadas! Saudações em Cristo, seu amigo - Diego Fonseca.
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