terça-feira, 17 de julho de 2012

O PAPEL DOS PAIS NA PERSPECTIVA FAMILIAR.


Uma análise bíblica e científica sobre o assunto.
     “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. – (Coelho Neto). A princípio nota-se a complexidade existente em abordar qualquer assunto que esteja vinculado ao âmbito familiar. Entretanto o objetivo principal é por meio deste singelo relato apontar a bíblia, mediante aos estudos teológicos, e a ciência, através da Psico-pedagogia, uma visão panorâmica sobre o tema.
     Do ponto de vista científico, a área que melhor explica o desenvolvimento infantil bem como a decisiva participação dos pais é chamada de Psico-pedagogia. O termo acima citado se constrói a partir de dois saberes, observe: ‘Psico’ – Psicologia, “é a ciência que estuda a alma, o comportamento e os processos mentais”; num segundo momento nota-se a ‘Pedagogia’, esta por sua vez é a junção de duas palavras de origem grega: paidós (criança), agogé (condução), ambas significam portanto, “aquele que ajuda a conduzir o ensino, com especificidade à área infantil. Dessa forma, Psico-pedagogia é a ciência que estuda o comportamento e desenvolvimento da criança.
     Dr. Jean Piaget, suíço, graduado em Biologia, Psicologia e Educação, considerado um dos maiores pensadores do século XX, fora responsável pela criação da chamada “Teoria dos Estágios”, nesta o mesmo propõe a existência de quatro períodos de desenvolvimento no ser humano. Veja: 1- Sensório motor – Estágio que dura do nascimento ao segundo ano de vida, fase onde o bebê adquiri o conhecimento por meio de suas próprias ações, como por exemplo, sentar, andar, etc. 2- Pré-operacional – Este estágio varia entre dois à sete anos, e suas principais características são: Egocentrismo, ou seja, são altamente incapazes de compreender as coisas de outro ponto de vista que não seja o seu; confundem a aparência com a realidade; controlam a conduta alheia (dos outros), isto é pede, pergunta, dá ordens, enfim é a famosa fase dos por quês. 3- Operatório concreto – Este, gira em torno dos sete aos onze anos de idade, e é justamente aqui que a criança desperta a capacidade de fazer análises (A é maior que B, B é maior que C, logo A é maior que C); ela passa a levar em conta outros pontos de vista e, sobretudo apresentam responsabilidade e respeito. 4- Operatório formal – desenvolvido a partir dos doze anos, período onde o adolescente possui um raciocínio lógico, isto é, não precisa necessariamente de um objeto concreto, visível, apalpável mas, consegui pensar através de algo abstrato, invisível. A grosso modo, as bases do pensamento aparecem nessa etapa do desenvolvimento.
     Em contrapartida, na ótica bíblica utiliza-se os métodos teológicos para uma melhor interpretação sobre o assunto. A expressão Teologia é uma ligação de duas pronúncias gregas, ‘Téos’ – Deus; ‘Lógos’ – palavra, estudo; Logo, o termo em destaque significa “Estudo intensivo sobre Deus”. Embora a bíblia sagrada seja extremamente rica em diversos assuntos, há inúmeras passagens que refutam e destacam o ambiente familiar, em especial o papel à ser exercido pelos pais. Se não, veja: Provérbios 22;6 diz: “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.
     Importante salientar que, a instrução quanto ao caminho não é destinada ao adulto, haja vista que o mesmo já passara por todos os estágios de desenvolvimento conforme citado nos parágrafos anteriores, mas sim a infância, pois este período encontra-se apto para absorver todo tipo de ensinamento. Desse modo, os pais (inclusive eu, em primeiro lugar), devem obter a sensibilidade para dois fins: 1- Entender num primeiro momento o estágio a qual seu filho está sendo submetido, e; 2- Aplicar de acordo com o período o ensinamento adequado. Por exemplo: É impossível exigir de um bebê de 0 à 2 anos o pleno aprendizado, bem como inibir os questionamentos de uma criança de 2 à 6 anos, contudo o melhor método para um ensino-aprendizagem eficaz é chamado de Escola Bíblica Dominical, onde a criança independente de sua fase vivenciará experiências marcantes de modo a serem decisivas ante a vida adulta.
     CONSIDERAÇÕES FINAIS – Agradeço em primeiro lugar ao meu Deus pela oportunidade concedida, a minha família Patrícia e Ana Laura marca fundamental em meu ministério, a minha denominação I.E.A.D bem como Pr. Edvanir Cruz e, em especial ao departamento infantil por esta bela iniciativa. Que as palavras ditas sejam sobretudo, por mim vivenciadas! Saudações em Cristo, seu amigo - Diego Fonseca.  
        

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